Critica - Séries de TV: Wayward Pines (Critica do Piloto)

Em sua primeira empreitada pela TV, M. Night Shyamalan referência Silent Hill, Ilha do Medo e Twin Peaks.
Desde seus primeiros filmes, M. Night Shyamalan já impressionava com suas técnicas de suspense - quem não ficou confuso com o final de O Sexto Sentido que atire a primeira pedra -, fazendo-o assim um cineasta conhecido, porém, a partir de O Ultimo Mestre do Ar ou até o recente Depois da Terra, Shyamalan deixou de ser um diretor de terror, como era em seus primeiros trabalhos. Em Wayward Pines, sua primeira série para televisão, o criador de Sinais volta aos temas que o consagraram em longas como A Vila, mas referenciando outras obras, como Twin Peaks - do sempre citado David Lynch -, Ilha do Medo - de Martin Scorsese - e Silent Hill - game produzido pela Konami. E o melhor é que todas as suas inspirações já citadas são bem utilizadas. A cidade misteriosa, cujo os habitantes sorridentes, que fingem não saber de nada, guardam segredos (bem O Show de Truman, não?), os telefones sem sinal, e pior, sem escape - tudo isso é usado como ferramenta para criar o estilo proposto no piloto, e que irá reverberar na temporada. Sem muitas explicações, já somos jogados na desconhecida cidade, onde o policial - feito por Matt Dillon - Ethan Burke chega misteriosamente após se envolver em um acidente de carro. Depois disso toda a história se desenrola sobre a cidade e os fatos sobre o porque Ethan foi parar em Wayward Pines - é um terreno á ser moldado para a série. 

Claro que seus clichês estão presentes - uma pessoa na qual o personagem conheceu simplesmente inexiste, ou a clássica fala de qualquer filme do gênero "como eu saio dessa cidade?" - "não há saída" - ou problemas psicológicos, alucinações (bem parecidas com as vistas nos livros de Stephen King, como O Iluminado) - mas, apesar de não esconder suas boas referências, a única coisa importante é ver se compramos a jornada de Ethan Burke aqui proposta, cheia de mistérios á serem resolvidos, um fato que lembra á todos séries como Lost. Bem produzida, mas precisa deixar seus clichês de lado, e melhor, não terminar como seriados lotados de mistérios e uma trama intricada, para, no final, ser mal concluída.
Wayward Pines estreia dia 14. 

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