Critica: Hércules
Nota: 5/5Oque é melhor, Hércules e seu exercito Trácio ou Leónidas e seus 300 de Esparta?
Brett Ratner e seu projeto megalomaníaco falham em um dos épicos mais esperados do ano.
Acho que eu nunca achei que os créditos finais de um filme pudessem ser melhores que o filme e em Hércules isso acontece, parece que esse filme é um amálgama entre diversos outros épicos que são em sua maioria muito melhores que esse filme. O Hércules mostrado nesse filme pode até ser, em termos de atuação melhor que um Arnold Schwarzenegger em Conan mas, com certeza é muito inferior a um Russell Crowe em Gladiador. Quem espera um filme mitológico vai se decepcionar porque a forma em que esse Hércules é mostrado é totalmente diferente da mitologia grega apesar de algumas criaturas mitológicas aparecerem no filme, como o Leão da Nemeia.
O filme usa muitos efeitos práticos, vários sets foram construídos, mas oque o filme tem de grandiosidade ele não tem de CGI e efeitos especiais, os efeitos são, em sua maioria ruins e nem parecem que são de um filme de 2014.
O Hércules mostrado nesse filme não é o semideus que esta presente na mitologia grega e sim um mercenário que usa sua lenda de filho de Zeus para assustar e propagar sua falsa lenda ha outros povos, mas apesar disso o filme mostra que ele fez os 12 trabalhos, apesar do filme só mostrar 2 desses trabalhos.
Os clichês também estão presentes, coisas como "com grandes poderes vem grandes responsabilidades", esse tipo de coisa tem no filme, apesar de não serem ditas dessa forma.
E claro, temos também reviravoltas que são absurdamente ruins e clássicos momentos onde você esta vendo a cena e pensa, "eu já vi isso antes", isso acontece várias vezes no filme.
Tem coisas legais como as batalhas, o filme tem violências mas é uma violência contida. Todo épico tem um discurso empolgante, os discursos de Aragorn em Senhor dos Anéis O Retorno do Rei são muito bons e nesse filme falta discursos empolgantes, não tem nada com "conquistem sua glória" ou coisa do tipo.
Não comparar Hércules a 300 é algo até impossível porque Zack Snyder criou uma ótima justificativa para fazer um filme violento que é dirigir um filme estilizado e isso funciona muito bem e nesse filme não tem isso, quando você assisti a 300 você sabe que é um filme do Zack Snyder mas quando você assisti a Hércules você não fala de cara que é um filme do Brett Ratner, é um filme que falta estilo e uma marca do diretor.
Ao final Hércules fica melhor nos créditos, que por algum motivo lembra muito a 300, por causa de um tom meio amarelado na imagem e por causa de um rock tocando ao fundo, é um filme que tinha muito potencial e que falha muito. Mas fica a pergunta, oque preferimos, Hércules e seu exercito Trácio ou Leónidas e seus 300 de Esparta.
Comentários
Postar um comentário